História

Sao Sebastio Antigo

SÃO SEBASTIÃO

A freguesia de S. Sebastião foi desdobrada da de S. Clemente por Decreto de 13 de Agosto de 1890, ou seja a sua história é comum, ambas partilham do mesmo passado histórico só a sua organização administrativa é que mudou. Para Matriz de S. Sebastião foi determinada a Igreja do Venerável Convento da Ordem Terceira de S. Francisco.
Os primórdios da história da cidade são um pouco obscuros, havendo autores que a atribuem aos cartagineses, como sejam Rezende ou o Pe. Luís Cardoso.
Pinho Leal, em Portugal Antigo e Moderno, escreveu “Loulé é uma da mais antigas povoações do Algarve. Não se sabe com certeza quando nem por quem foi fundada”.
As muralhas de Loulé têm sido muitas vezes identificadas como sendo romanas, o que poderá ser de facto, mas não se sabe qual seria a sua denominação nesse tempo.
A partir do período da ocupação árabe da região começam a surgir mais certezas quanto à história da cidade a que os muçulmanos chamavam Al’-Ulyã. Enquanto cidade árabe, foi berço de Oriani um importante filósofo islâmico.
Em 1249 Loulé foi conquistada aos seguidores de Alá por D. Paio Peres Correia, mestre da Ordem de Santiago.
Segundo a tradição já em 1249 a vila era conhecida pelo actual nome, o qual ficou a dever a D. Fernando I de Leão, que chegando perto do castelo de Loulé, entre os seus homens se gerou uma discussão sobre qual a espécie de uma árvore que avistavam sobre o castelo, o rei ao tal ouvir exclamou: Laurus est! ou seja, Louro é.
A povoação, já cristã e portuguesa, recebeu do rei D. Afonso III, em 1266, foral de vila. Em 1291 o rei D. Dinis instituiu em Loulé a única Feira Medieval que o Algarve teve, facto que atesta a riqueza que tinha a região. O rei D. Manuel deu a Loulé um novo foral em 20 de Agosto de 1501. O senhorio e condado de Loulé foi dado a D. Henrique de Meneses, conde de Valença, senhor de Caminha, capitão e governador de Alcácer e Arzila e alferes-mor, pelo rei D. Afonso V, por troca das vilas de Valença, Caminha e Vila Nova de Cerveira. A troca aconteceu em 12 de Novembro de 1471.